O contrato com a empresa terceirizada que fazia a manutenção de computadores encerrou em dezembro de 2014 e a nova licitação para esse serviço ainda não foi realizada. Como a SeTIC não dispõe de equipe técnica capaz de atender a toda a demanda por esse tipo de serviço e, com o objetivo de racionalizar a manutenção lógica (programas) de computadores, introduziu no ano de 2015 o serviço de Desktop Gerenciado, que traz como vantagens:

1. Segurança contra vírus e outros programas maléficos;

2. os programas e configurações dos computadores incluídos no serviço terão garantidos sua compatibilidade com os serviços providos pela UFSC/SeTIC;

3. os computadores serão compartilháveis - qualquer servidor que já tenha um idUFSC poderá acessar o computador, sendo seu acesso limitado aos dados de sua propriedade. 

4. o uso de alguns serviços da SeTIC poderá ser automatizado, como por exemplo a instalação de impressoras e mapeamentos do serviço Pastas.

Para que a SeTIC possa prover suporte ao(s) computador(es) para o qual este chamado foi aberto, é necessário o ingresso no serviço de Desktop Gerenciado, tendo ciência e concordando que:

1. Não será possível a instalação de novos programas/plugins de navegadores nos computadores por seus usuários. Deverá ser feita uma solicitação à SeTIC, informando o software desejado e a justificativa para uso do mesmo. A SeTIC, conforme seu discernimento, poderá sugerir alternativa ao mesmo. Da mesma forma, caso um software não-autorizado seja detectado, ele poderá ser removido;

2. será instalado e configurado no computador o anti-vírus corporativo, se houver, não podendo ser alterado o mesmo;

3. os computadores serão configurados de forma a otimizar o consumo de energia. Caso sejam necessárias configurações especiais (permitir acesso remoto, por exemplo), estas deverão ser solicitadas à SeTIC, tendo esta discernimento para aplicar ou não as configurações desejadas;

4. conforme a lotação dos usuários, pastas e impressoras poderão ser automaticamente configurados pelo serviço, evitando a necessidade de instalação/configuração manual destes.

Para solicitar o serviço, basta abrir um chamado, informando ciência e aceite aos termos acima. Uma vez recebido o chamado, será agendado o atendimento. Em caso de dúvidas, basta entrar em contato com a SeTIC pelo portal de atendimento, atendimento.setic.ufsc.br.