A tela principal, Figura 4, possibilita o acesso as Funções e a grupo de usuário pré-definidos:

 1.Arquivos: Funções de acessos ao Sistema, configurações de impressoras e tabelas do Sistema, utilizadas pelo Administrador do Sistema.

 2.Gerência Administrativa: Usuários com funções de gerenciamento administrativo na Instituição.                

3.Gerência Acadêmica: Usuários com funções de atualizações amplas das informações contidas no Sistema, utilizado principalmente pelo Departamento de Administração Escolar (DAE).

4.Curso: Usuários responsáveis pelos cursos de graduação presencial.

5.Departamento: Usuários responsáveis por procedimentos da graduação nos Departamentos de Ensino.

6.Centro de Ensino:Usuários responsáveis por procedimentos da graduação nos Centros de Ensino. (exemplo coordenadores de espaço físico). 

7.EaD: Usuários responsáveis por procedimentos nos cursos de graduação de Educação à Distância.

8.Editar: Acesso às funções de recortar, copiar e colar, usuais do ambiente Windows.
9.Janela: Acesso às funções de organização e disposição das telas e janelas.
10.Ajuda: Acesso ao Manual do Usuário e informações sobre a Versão do Sistema instalado.