O plataforma de containers dentro do serviço Sites@UFSC tem como objetivo atender as demandas de hospedagem que não se encaixam no cluster padrão (Apache+PHP) do serviço, assim como não se encaixam nas demandas de Processamento de Dados de Pesquisa (abrir chamado para melhor análise.)
Esta alternativa exige que o usuario-técnito tenha conhecimentos de containers (Docker+Compose) e GIT para efetuar a instalação de sua aplicação.
Denominamos aqui:

1 - O usuario deve prover (desenvolver ou buscar na internet) um docker-compose.yml que execute o seu ambiente de containers.
Ao executar o comando `docker-compose up`, na base do projeto (pasta principal), a aplicação deve ser executada por completo.
1.1 - Se este comando não funcionar no seu computador, não adianta passar pro proximo passo.
1.2 - Se você é o desenvolvedor da aplicação, certifique-se de que as senhas seja externalizadas, ou seja, seja configuradas como variaveis de ambiente no docker-composer.
1.3 - As bases de dados dentro do docker-composer serão consideradas apenas para teste, a SeTIC proverá novas credenciais durante a configuração dos serviços (stack).

2 - Os codigos (aplicação, docker-compose e Dockerfiles) devem ser armazenados no serviço codigos.ufsc.br, para que o processo de implatação em produção seja automatizado (CICD) pela SeTIC.
2.1 - Convenção: O arquivo Dockerfile deve estar na base do projeto, pois será executado o "docker build" desta pasta. 

3 - Sobre as responsabilidades:
3.1 - Caso o requisitante não seja servidor da UFSC, deve-se ter um responsavel que responda pelo sistema. Coloca-lo em copia dos e-mails/chamados.
3.2 - Caso o requisitante seja da UFSC, deve ser especificado o vinculo da necessidade (Projeto, DoD, etc).

Passos a serem seguidos:

1 - Criar o seu projeto localmente (caso esteja desenvolvendo). 
2 - Criar e testar o Dockerfile (ou copia-lo da internet)
3 - Criar e testar o docker-compose.yml, lembre-se de descriminar a variaveis de ambiente neste arquivo.
4 - Subir o projeto no codigos.ufsc.br, nos branchs master ou main.
5 - Criar o arquivos .gitlab-ci.yml com base no template do codigos.ufsc.br (Ver video tutorial)
    5.1 - Caso a aplicação necessite de variaveis de ambiente durante o build (build-args), as variáveis devem ser registradas nas configurações do CICD e o "docker build" deve ser personalizado no .gitlab-ci.yml , como explicado no video. 
6 - Informar a SeTIC (que habilitará a integração (CICD)) informando a URL do Repositorio e as devidas variáveis de ambiente de produção (caso necessário).

Obs: Após criada a hospedagem (passo 5) toda alteração de codigo no codigos.ufsc.br (commit) será "automagicamente" colocada em produção. 

Videos Tutoriais:

* Configurar o CICD no codigos.ufsc.br

.