Como configurar o e-mail institucional no Thunderbird? (A FAQ abaixo foi criada utilizando a versão 91.5.0)

 

1) Abra o seu Thunderbird, clique em Pastas Locais (1) e depois em Email (2), na tela a direita:



2) Na tela que abrir, preencha com seu nome ou com uma identificação para o e-mail a ser adicionado, o e-mail que deseja adicionar, digite a sua senha UFSC e clique em "Configurar manualmente":



3) Na tela seguinte você irá configurar os servidores de entrada (IMAP) e saída (SMTP). Existem duas opções de configuração para o servidor de saída, veja qual funciona para você:

3.1) Configuração utilizando o Servidor de saída com a porta 587:

Servidor de entrada ou de recebimento: imap.ufsc.br

Porta: 993

Segurança de conexão: SSL/TLS

Método de autenticação: Senha normal

Nome de usuário: o e-mail a ser adicionado

 

Servidor de saída ou de envio: smtp.ufsc.br

Porta: 587

Segurança de conexão: STARTTLS

Método de autenticação: Senha normal

Nome de usuário: o e-mail a ser adicionado

 

Agora clique em "Pronto" para finalizar a configuração.

 

 

3.2) Servidor de saída com a porta 465:

Servidor de entrada ou de recebimento: imap.ufsc.br

Porta: 993

Segurança de conexão: SSL/TLS

Método de autenticação: Senha normal

Nome de usuário: o e-mail a ser adicionado

 

Servidor de saída ou de envio: smtp.ufsc.br

Porta: 465

Segurança de conexão: SSL/TLS

Método de autenticação: Senha normal

Nome de usuário: o e-mail a ser adicionado

 

Agora clique em "Pronto" para finalizar a configuração.

 

 

Poderá aparecer uma tela com o aviso abaixo, clique em OK para finalizar a configuração.

"Este diálogo será fechado e será criiada uma conta com a configuração atual, mesmo se a configuração estiver incorreta. Quer continuar?"

 

Pronto a conta de e-mail foi adicionada no Thunderbird.