Dependendo da forma como o cadastro foi inserido no sistema de Pessoas da UFSC o usuário é criado como não-homologado. Essa situação geralmente ocorre quando é realizado um auto-cadastro, ou seja, não foi um servidor da UFSC que realizou esse cadastro.
É necessário então que alguém faça a verificação dos dados preenchidos.
Esta verificação pode ocorrer de duas formas:
1. Se o usuário for nível PRATA no gov.br, ele pode entrar no sistema via gov.br que será HOMOLOGADO de forma automática:
2. Caso ele não seja nível PRATA:
Se for aluno:
Em caso de servidores é a PRODEGESP que realiza a verificação da documentação no cadastro.
Para homologar o cadastro, caso seu usuário possua permissão, basta acessar pessoa.sistemas.ufsc.br e seguir o procedimento:
Pesquisar pelo nome ou matrícula da pessoa que não está homologada,selecionar a opção para usuários não homologados e clicar em "Buscar". Conforme imagem:
Em seguida, na listagem que aparecer é necessário clicar no botão lupa (última coluna à direita). Então pode-se realizar a homologação:
Após esse procedimento o usuário poderá utilizar os sistemas da UFSC normalmente.